quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Dia de Ação de Graças - 26/11/2009


O Dia de Ação de Graças (em inglês: Thanksgiving Day) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.
Os primeiros Dias de Ação de Graças na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida.
O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de 90 índios também atenderam a festividade. Todos comiam ao ar livre, em grandes mesas.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes deste feriado americano:

domingo, 22 de novembro de 2009

40º Aniversário do Programa Infantil Sandmännchen - 22/11/2009

Sandmännchen é um programa infantil da televisão alemã realizado com a animação stop motion. O boneco foi inspirado na personagem Ole Lukøje de Hans Christian Andersen.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta mais detalhes sobre este programa (em Inglês):

sábado, 21 de novembro de 2009

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Ded Moroz (Papai Noel da Rússia) - 18/11/2009




O Ded Moroz, ou "Avô Gelo", é uma figura tradicional russa, muito próxima do "Pai Natal. Usa longas barbas brancas e um fato vermelho ou azul. Ele os presentes transportar num grande trenó, puxado por três cavalos, sempre na companhia da sua neta, e visita as crianças russas a quem distribui presentes no Ano Novo, é isso mesmo, no ano novo.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes sobre a lenda do Bom Velhinho:
PAPAI NOEL

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Aniversário de Isamu Noguchi - 17/11/2009




Isamu Noguchi nasceu em Los Angeles em 1904, filho de uma escritora norte-americana e de um poeta japonês. Logo após seu nascimento, sua família mudou-se para o Japão, onde aprendeu a trabalhar com marcenaria, retornando posteriormente aos Estados Unidos. Noguchi estudou medicina, mas logo abandonou o curso e resolveu estudar pintura e escultura. Entre 1927 e 1928 trabalhou como assistente do escultor Constantin Brancusi, em Paris, considerado o precursor da escultura abstrata. Sua formação teve reflexos direto em seu trabalho, que funde de forma única o design e a escultura. Em 1939, desenhou uma mesa para o Presidente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque. A forma orgânica do projeto já antecipava a célebre mesa de centro que desenharia posteriormente para a Herman Miller. Do seu trabalho como designer, destacam-se a modernização das luminárias de papel e bambu, a mesa Cyclone para a Knoll, e os abajures Akari, desenhados dos anos 50 até o final de sua carreira.
Noguchi tornou-se notório por seus abajures de papel altamente criativos e sofisticados, mas como é comum em artistas brilhantes, seu talento se estendia a outras formas de arte, com destaque para a escultura. Toda sua forma de expressar a arte teve origem no estudo da filosofia e sabedoria oriental.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta uma biografia detalhada sobre este designer:
ISAMU NOGUCHI

sábado, 14 de novembro de 2009

Doodle 4 Google da Índia - 14/11/2009




O Doodle 4 Google é uma competição, onde a empresa convida estudantes do K-12 (significa Kindergarten-12th grade, ou seja, do jardim de infância até a última série do ensino médio) para reiventar o logo do Google.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes sobre o Google (em inglês):
DOODLE4GOOGLE

Descoberta de Água na Lua - 14/11/2009




Dados preliminares da sonda Lcross indicam que a missão descobriu água durante os impactos de 9 de outubro com uma região em sombra perpétua no fundo da cratera Cabeus, perto do polo sul lunar.
O impacto criado pelo estágio superior do foguete Centauro produziu uma pluma de material dividida em duas partes, ejetado das profundezas da cratera. A primeira parte era composta de vapor e poeira fina e segunda, de material mais denso. Esse material não era exposto à luz do Sol há bilhões de anos.
Cientistas especulavam há anos sobre a explicação para as quantidades de hidrogênio detectadas nos polos lunares por missões anteriores. A descoberta de água pela Lcross ajuda a responder à pergunta. A água na Lua pode estar mais disseminada e existir em quantidade maior que a esperada, diz nota da Nasa.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes desta importante descoberta:
ÁGUA NA LUA



quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Dia da Lembrança - 11/11/2009



No Reino Unido e outros diversos países da Europa e América é o Remembrance Day (Dia da Lembrança, traduzindo ao pé da letra), em que se homenageiam membros das forças armadas e civis que perderam a vida na Primeira Guerra Mundial.
É marcado todo dia 11 de Novembro, onde foi o fim da Primeira Guerra Mundial.
Às 11 da manhã (horário no qual foi declarado o final da Primeira Guerra) é respeitado dois minuto de silêncio as vítimas.
Durante todo o dia, são vendidas Papoulas de papel, onde as pessoas usam nas roupas para lembrar dessas pessoas que se foram.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes desta comemoração:

Dia dos Veteranos - 11/11/2009




Os EUA comemoram o Dia dos Veteranos desde 11 de novembro de 1919, quando o presidente Woodrow Wilson decidiu lembrar o armistício que ocorreu um ano antes e pôs fim de forma simbólica à Primeira Guerra Mundial.
A festividade ficou conhecida como Dia do Armistício até 1954, quando o presidente Dwight Eisenhower decidiu mudar o nome para Dia dos Veteranos.
Organizações que prestavam serviços aos veteranos de guerra pediram a mudança do nome porque queriam que o nome servisse para homenagear todos os americanos que combateram em conflitos bélicos. Atualmente, existem 23 milhões de veteranos de guerra nos EUA.
No Link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes deste feriado americano:

Independência da Polônia - 11/11/2009




A Polônia (em polaco Polska), oficialmente República da Polônia é um país da Europa Central que limita com a Alemanha a oeste, com a República Tcheca e a Eslováquia ao sul, com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste e com a Lituânia e o enclave russo de Kaliningrado ao norte. É banhada pelo mar Báltico ao norte; possui uma fronteira marítima com a Dinamarca e a Suécia. Sua superfície total é de 312.683 km², o que a torna o 68º maior país do mundo. Sua população é de mais de 38,5 milhões de habitantes, concentrados principalmente em grandes cidades como Cracóvia e a capital Varsóvia, o que o torna o 34º país mais populoso do mundo, e um dos mais populosos Estados-membros da União Europeia.
O primeiro estado polaco foi criado em 966, com um território muito semelhante ao da moderna Polónia. Tornou-se um reino em 1025 e, em 1569, fortaleceu uma longa associação com o Grão-Ducado da Lituânia para criar a Comunidade Polaco-Lituana; esta associação desmoronou em 1795, e o território polonês foi dividido entre o Reino da Prússia, o Império da Rússia e a Áustria. O país recuperou sua independência como a Segunda República Polonesa em 1918 após a Primeira Guerra Mundial, mas foi ocupada pela Alemanha nazista e pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial. Durante o período de invasão, o país perdeu cerca de 6 milhões de cidadãos, emergindo anos depois como a República Popular da Polônia, dentro do Bloco do Leste, sob forte influência soviética.
Em 1989, o governo comunista foi derrubado e a Polónia inaugurou a fase informalmente conhecida como "Terceira República Polaca". Atualmente, a Polônia é uma democracia liberal, membro da União Europeia, da OTAN, da OCDE e da OMC.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores detalhes deste país:

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Vila Sésamo 12 - 10/11/2009


(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1')

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

20º Aniversário da Queda do Muro de Berlim - 09/11/2009





O Muro de Berlim (em alemão Berliner Mauer) foi uma barreira física, construída pela República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) durante a Guerra Fria, que circundava toda a Berlim Ocidental, separando-a da Alemanha Oriental, incluindo Berlim Oriental. Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos ou partes: República Federal da Alemanha (RFA), que era constituído pelos países capitalistas encabeçados pelos Estados Unidos; e República Democrática Alemã (RDA), constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Construído na madrugada de 13 de Agosto de 1961, dele faziam parte 66,5 km de gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. Este muro provocou a morte a 80 pessoas identificadas, 112 ficaram feridas e milhares aprisionadas nas diversas tentativas de o atravessar.
A distinta e muito mais longa fronteira interna alemã demarcava a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental. Ambas as fronteiras passaram a simbolizar a chamada "cortina de ferro" entre a Europa Ocidental e o Bloco de Leste.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes deste período da História Mundial:

Vila Sésamo 11 - 09/11/2009


(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1')

domingo, 8 de novembro de 2009

Vila Sésamo 10 - 08/11/2009

(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1')

sábado, 7 de novembro de 2009

Vila Sésamo 9 - 07/11/2009



(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Vila Sésamo 8 - 06/11/2009


(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Vila Sésamo 7 - 05/11/2009





(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

Vila Sésamo 6 - 04/11/2009





(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

Vila Sésamo 5 - 04/11/2009





(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

Vila Sésamo 4 - 04/11/2009




(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

Vila Sésamo 3 - 04/11/2009




(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

Vila Sésamo 2 - 04/11/2009





(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Vila Sésamo 1').

Vila Sésamo 1 - 04/11/2009




Vila Sésamo foi uma série de televisão,uma versão brasileira baseada no programa infantil norte-americano Sesame Street (criado pela Children’s Television Workshop de Nova York, baseado em opiniões e conceitos emitidos por técnicos de educação e agência de publicidade.
O seriado infantil começou a ser transmitido em 12/10/1972. A ideia de criar a adaptação do Sesame Street foi de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho (Boni), então diretor da Central Globo de Produções (uma divisão da Rede Globo), e de Claudio Petraglia, diretor da TV Cultura de São Paulo. Na época, a Rede Cultura e a Rede Globo estavam bastante interessadas em adaptar o programa norte-americano. Como a Rede Globo inicialmente não tinha estúdios para filmar o seriado, foi criada uma parceria entre as emissoras. Eis o motivo de Vila Sésamo ter sido exibida pelas duas emissoras até 1974, quando a TV Globo assumiu totalmente a produção do programa.

Conseguidos os direitos da Children's Television Workshop, Vila Sésamo teve sua estréia na TV. Era exibido às 10h45 e 16h, e durava de meia a uma hora. Era um programa que trazia noções educativas para as crianças, mas de um modo que não fosse chato, que mesclava a educação com a diversão e uma boa dose de humor. O cenário, era uma vila onde pessoas e bonecos conviviam com crianças. Ao longo das três fases do programa, eram abordados temas diferentes como as letras, os números, as cores,a higiene, o respeito no trânsito, e outros. Tudo isso acompanhado de desenhos animados e canções compostas pelos irmãos Marcos e Paulo Sérgio Valle.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores detalhes desta série de TV:

Aniversário de Criação de Wallace e Gromit - 04/11/2009




Wallace & Gromit são personagens de Nick Park. Eles foram criados em 1982 e são um carro-chefe de sua produtora, a Aardman Animations, a gigante empresa de animação de massinha, e também a mesma que produziu os filmes A Opinião dos Animais e A Fuga das Galinhas.
Wallace é um homem sem cabelo, e um inventor bem atrapalhado, que tem loucura por queijo. Wallace foi dublado pelo ator Peter Sails ( O Clube da Luta ), que por sua vez, teve sua voz reproduzida no Brasil por Alexandre Moreno. Gromit, cão de estimação de Wallace, é um cachorro sem voz. Ele não fala, mas consegue fazer tantas caretas, que Wallace consegue entender tudo o que ele quer dizer.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes sobre esta famosa dupla:
WALLACE E GROMIT

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Melbourne Cup - 03/11/2009


A Melbourne Cup é um evento de corrida de cavalos muito famoso no mundo inteiro. Não apenas uma corrida, mas sim um festival que se inicia em setembro com outras corridas de cavalo e termina agora dia 03/11 com a grande final.
Durante todo o ano, o Flemington Race Course é preparado para esta atração. Empresas como Emirates e Crown Casino dão apoio e patrocínio. Além de terem os mais chiques camarotes de todo o evento.
Milhares de pessoas de todas as partes da Austrália e também de outros lugares do mundo vem para Melbourne prestigiar o Melbourne Cup Carnival.
Mas uma coisa que surpreende qualquer um, é o valor com que é gasto em vestidos, chapéus, bebidas e apostas.
Por ser uma tradição, as mulheres vão nas lojas mais caras como Myer e David Jones comprar chapéus e vestidos de muitas cifras para usar apenas no grande dia.
No link abaixo você será direcionado à página que melhor explica este evento:

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Dia dos Mortos - 02/11/2009


No México, o Dia dos Mortos é uma celebração de origem indígena, que honra os defuntos no dia 2 de novembro. Começa no dia 1 de novembro e coincide com as tradições católicas do Dia dos Fiéis Defuntos e o Dia de Todos os Santos. Além do México, também é celebrada em outros países da América Central e em algumas regiões dos Estados Unidos, onde a população mexicana é grande. A UNESCO declarou-a como Patrimônio da Humanidade.
As origens da celebração no México são anteriores à chegada dos espanhóis. Há relatos que os astecas, maias, purépechas, náuatles e totonacas praticavam este culto. Os rituais que celebram a vida dos ancestrais se realizavam nestas civilizações pelo menos há três mil anos. Na era pré-hispânica era comum a prática de conservar os crânios como troféus, e mostrá-los durante os rituais que celebravam a morte e o renascimento.
No link abaixo você será direcionado à página que melhor informa sobre este evento:

Festa do Loy Krathong - 02/11/2009


Comemora-se de 02 a 08 de novembro o Loy Krathong, um ritual de boa sorte celebrado anualmente na lua cheia do 12º mês de acordo com o calendário lunar tailandês. A cerimônia, uma grande festa na Tailândia em homenagem ao Buda Siddhartha Gautama e à deusa da água Phra Mae Khongkha, é realizada com flores de lotus, incensos, velas e pequenos barcos confeccionados com folhas de bananeira, os "Krathongs".
Os tailandeses acreditam que, ao colocarem esses barcos para seguir a correnteza de um mar ou rio simbólico, dão início a uma nova vida e dizem adeus às coisas ruins de si. Os clientes poderão, se desejarem, ritualizar nos espelhos d'água da própria casa.
No link abaixo você será direcionado à páina que melhor explica este evento:

sábado, 31 de outubro de 2009

Halloween 4 - 31/10/2009


(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Halloween 1').

Halloween 3 - 31/10/2009


(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Hallowenn 1').

Halloween 2 - 31/10/2009

(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Halloween 1').

Halloween 1 - 31/10/2009

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico. Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores informações sobre esta comemoração:

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Independência da Turquia - 29/10/2009


A Turquia (Türkiye, em turco), cujo nome oficial é República da Turquia (Türkiye Cumhuriyeti), é um país euro-asiático constituído por uma pequena parte europeia, a Trácia, e uma grande parte asiática, a Anatólia. Limita com oito países: a Bulgária a noroeste, a Grécia a oeste, a Geórgia a nordeste, a Armênia, o Irã e o Azerbaijão a leste, e o Iraque e a Síria a sudeste. É banhada pelo Mar Negro ao norte, pelo Egeu e o Mar de Mármara a oeste e pelo Mediterrâneo ao sul. Sua capital é Ancara.
Nos termos da constituição turca, a Turquia é uma república democrática, secular e constitucional cujo sistema político foi estabelecido em 1923, após o fim do Império Otomano. Atualmente, negocia sua adesão como membro pleno da União Europeia.
A Turquia e seus Estados antecessores foram uma ponte entre as culturas ocidental e oriental e o centro de diversas grandes civilizações.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores detalhes deste país:

50º Aniversário das Aventuras de Asterix - 29/10/2009


Asterix, no Brasil ou Astérix, em Portugal (em francês: Astérix), é uma série de histórias em quadrinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959. Após o falecimento de Goscinny, Uderzo prosseguiu o trabalho – apesar de ter afirmado que não quer que ninguém continue a série após a sua morte.
As primeiras publicações surgiram na revista Pilote, logo no primeiro número a 29 de Outubro de 1959. O primeiro álbum Asterix o Gaulês, foi editado em 1961. A partir do qual, começaram a ser lançados anualmente.
As histórias de Asterix foram traduzidas (até o momento) para 83 línguas e 29 dialetos, incluindo o português europeu/brasileiro e o mirandês, sendo muito populares na Europa, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, América do Sul, África e Ásia. Porém não são ainda tão conhecidas nos Estados Unidos da América e no Japão.
Até os dias de hoje foram lançados 33 álbuns com o personagem, um dos quais é uma compilação de histórias curtas. Asterix também inspirou 11 adaptações para cinema (8 de animação e 3 de imagem real), jogos, brinquedos e um parque temático.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta a história da criação desta personagem:

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Independência da Áustria - 26/10/2009


A Áustria (em alemão, Österreich [ˈøːstɘrɑeç]; nome oficial: República da Áustria, Republik Österreich) é um país montanhoso da Europa Central, organizado como uma república federativa parlamentarista. É membro da União Europeia desde 1995. É um país sem saída para o mar, tendo fronteiras com a Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovênia, Itália, Suíça e Liechtenstein.
No link abaixo você será direcionado à página que melhor informa sobre este país:

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Aniversário de Mei Lanfang - 22/10/2009


Nascido em 1894, numa época em que o teatro chinês não era coisa de mulher e os homens tinham que intepretar os papéis masculinos e feminos, Mei Lanfang fez nome na China e no mundo ao se especializar em papéis femininos — atores conhecidos como nan dan. Filho e neto de cantores de ópera chinesa, Mei começou a estudar canto aos oito anos e estreou nos palcos chineses aos 10 interpretando uma menina.
A memória do artista, que parecia ter sucumbido ao radicalismo da Revolução Cultural (cujos defensores pregavam o rompimento com as tradições culturais antigas da China e uma volta ao comunismo puro), nunca foi tão celebrada quanto hoje. O famoso diretor de cinema Chen Kaige, que em 1993 encantou o mundo com o filme "Adeus, minha concubina", em que conta a história da relação entre dois atores da Ópera de Pequim, um deles nan dan, já começou a filmar a vida de Mei Lanfang.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes da biografia deste artista:

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Aniversário de Edogawa Rampo - 21/10/2009


Taro Hirai (平井太郎, Hirai Taro, 21 de outubro de 1894 - 28 de julho de 1965), mais conhecido pelo pseudônimo Edogawa Rampo (江戸川乱歩, Edogawa Ranpo, geralmente escrito como "Edogawa Rampo"), foi um escritor japonês e crítico literário. Ele escreveu muitas obras de ficção detetivescas. Sendo que a personagem Kogoro Akechi era o detetive principal desses romances. Rampo era um admirador de escritores de mistério ocidental e, especialmente, de Edgar Allan Poe. Seu pseudônimo é realmente uma homenagem ao famoso escritor americano, pois 'Edogawa Rampo' nada mais é do que a forma escrita da pronúncia japonesa do nome de Poe. Outros autores que influenciaram de modo especial as suas obras foram Maurice Leblanc e Sir Arthur Conan Doyle.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta uma biografia mais detalhada deste escritor (em inglês):

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aniversário de Mikhail Lermontov - 15/10/2009


Escritor russo, nascido em 1814 e falecido em 1841, cuja obra poética é considerada uma das mais representativas do romantismo russo. Em 1837, o seu poema "A Morte do Poeta", no qual exigia o castigo do assassino de A. Pushkin, levou-o ao exílio no Cáucaso, pano de fundo dos seus poemas mais significativos, de entre os quais se destacam "O Demónio", "Balada de Czar Ivan Vasilievich" e "O Noviço", que manifestam a influência de Pushkin e Byron, o seu modelo literário. O fascínio que sempre demonstrou em relação à figura do diabo é evidente no romance Um Herói do Nosso Tempo , cuja introspecção denota a influência de F. Dostoievski. Dedicou-se, igualmente, ao drama e, neste âmbito, são dignas de menção as peças teatrais: Um Homem Estranho , a qual foi censurada por ter como objecto de crítica o despotismo do czar, Homens e Paixões e O Baile de Máscaras , obra sombria e sarcástica que se debruça sobre a vida aristocrática.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores detalhes da biografia deste importante romancista:

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Dia do Professor - 14/10/2009


Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado enquanto que em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes desta importante data comemorada em diversos países:

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sistema de Comércio Max Havelaar - 13/10/2009


Como contribuir para que os pequenos camponeses pobres tenham um rendimento que lhes permita assumir as suas necessidades fundamentais e estabelecer relações humanas com base em valores diferentes dos preconizados pelo «liberalismo total» planetário? Foi em 1964, na primeira Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), que a ideia «Trade Not Aid!» (Comércio, não auxílio) deu origem ao comércio justo. Até então reservada a uma clientela de iniciados, a velha ideia duma relação mais justa entre o Norte e o Sul popularizou-se junto de um público facilmente classificado como «alterconsumidor».
A Max Havelaar, presente em muitos países do Norte e principal promotora dessa mutação, está no centro de um amplo debate que remete esta iniciativa para os seus fundamentos históricos e políticos. De um lado, os defensores da mercantilização dos produtos equitativos. Do outro, os promotores de um modelo que exige mais conteúdo social e ambiental em todas as suas etapas, tanto no Sul como no Norte, e em que se inscreve uma veemente interrogação sobre a questão essencial relativa à repartição das riquezas. Neste sentido, o caso do algodão africano com o rótulo Max Havelaar – para além das polémicas que provoca – revela-se emblemático da agitação que está a atravessar o mundo do comércio justo.
No link abaixo você será direcionado à página que melhor define esta ideia:
MAX HAVELAAR

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Dia de Ação de Graças Canadense 12/10/2009


Em 1578, o inglês Martin Frobisher estava procurando por uma passagem do Norte para o Oriente. Assim, realizou uma cerimônia formal na província de Terra Nova e Labrador, para dar graças por ter sobrevivido a longa viagem. Consideramos esse evento como a primeira Ação de Graças canadense, e a primeira a ser realizado na América do Norte.
Ao mesmo tempo, os colonos franceses, tendo atravessado o Oceano Atlântico se estabeleceram no Canadá com o explorador Samuel de Champlain, também possuem grandes festivais de dar graças a Deus.
Com o fim da Guerra dos Sete Anos em 1763 qunado houve a rendição da Nova França à Grã-Bretanha, os cidadãos de Halifax realizaram um dia especial de Ação de Graças.
Após a Revolução Americana, os refugiados norte-americanos foram exilados nos Estados Unidos e se estabeleceram no Canadá. Eles trouxeram consigo costumes e tradições do Dia de Ação de Graças americano, embora, como uma festa litúrgica de Ação de Graças no Canadá também é o festival da colheita Europeia. Assim igrejas são decoradas com cornucópias, abóboras, milho, trigo e outros frutos da colheita, hinos são cantados no segundo domingo de Ação de Graças e sermões são derivadas das histórias bíblicas relacionadas com a celebração da colheita judaica (o Sucot).
A primeira Ação de Graças no Canadá, após a Confederação se realizou em abril 5, 1872 para comemorar a recuperação do Príncipe de Gales (posteriormente Rei Eduardo VII), após uma doença grave. Antes dessa data, dia de Ação de Graças foi observado a partir de 1799, mas não realizava anualmente.
Começando em 1879, o dia de Ação de Graças ocorre a cada ano, mas a data pode mudar de ano para outro. O tema do festival também pode mudar, fazendo refletir um acontecimento importante. Nos primeiros anos, era de uma colheita abundante e, ocasionalmente, para um aniversário especial importante.
Em 31 de janeiro de 1957, o Parlamento do Canadá definiu a data definitiva do feriado: a segunda-feira da segunda semana de outubro.
No link abaixo você será direcionado à página que informa sobre esta tradição com detalhes:

sábado, 10 de outubro de 2009

Aniversário de Giuseppe Verdi - 10/10/2009


Verdi era filho de Carlo Verdi, dono de uma taberna, e de Luisa Utini, tendo nascido na pequena localidade de Roncole, no Ducado de Parma. Começou ainda pequeno a se interessar pela música e, aos doze anos, passou a estudar música em Busseto, sede do município, financiado pelo comerciante Antonio Barezzi. Quando completou 18 anos foi ao Conservatório de Milão, mas foi reprovado por ser maior de catorze anos (os estudantes eram aceitos somente até esta idade), e então demonstrar talento musical. Depois disso, foi atrás de um professor particular e prosseguiu seus estudos por três anos.
Voltando a Busseto, passou a atuar como mestre de capela e maestro da banda, mas isso fez com que ele conseguisse muitos inimigos. Posteriormente, Verdi transferiu-se definitivamente para Milão, com sua esposa Margherita Barezzi, filha de Antonio Barezzi.
Em novembro de 1839, Verdi escrevia a ópera Oberto, Conte di San Bonifacio, que foi estreada no Teatro alla Scala. Pouco depois, em 1840, morriam seus dois filhos e sua esposa, de apenas 27 anos e a sua segunda ópera, Un Giorno di Regno, fracassou. Verdi prometeu que nunca mais comporia, após o incidente.
Bartolomeo Morelli, diretor do Teatro alla Scala, não aceitou a promessa de Verdi e solicitou-lhe que estudasse uma outra peça de teatro, Nabucco. Pouco tempo depois, Verdi entregava uma ópera escrita em cima do libretto. Nabucco é uma ópera que falava a respeito da dominação dos hebreus por Nabucodonosor e isso se identificava com o sentimento do povo italiano, sob a repressão dos austríacos e franceses. O famoso coro Va pensiero su ali dorate (Vai, pensamento, em asas douradas) foi considerado um símbolo nacional pelos italianos e quase tornou-se o Hino Nacional italiano.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta sua biografia completa:

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Dia da Proclamação Hangul - 09/10/2009

Dia de Hangul — também chamado Dia da Proclamação de Hangul ou Dia do Alfabeto Coreano — é uma festividade nacional coreana que assinala a invenção e proclamação do Hangul, o alfabeto da língua coreana, pelo Rei Sejong, o Grande. Comemora-se no dia 9 de Outubro na Coreia do Sul e no dia 15 de Janeiro na Coreia do Norte.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores detalhes desta data:

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

35º Aniversário da Primeira Venda por Código de Barras - 07/10/2009


Código de barras é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado. A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado scanner que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o scanner reconhecendo os dados que ali estão representados. Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.
Às 8:01 da manhã de 7 de outubro de 1974, um cliente do supermercado Marsh's em Troy, no estado norte-americano de Ohio, fez a primeira compra de um produto com código de barras. Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum. Isso deu início a uma nova era na venda a varejo, acelerando os caixas e dando às companhias um método mais eficiente para o controle do estoque. Aquele pacote de chiclete ganhou seu lugar na história e está atualmente em exibição no Smithsonian Insititute's National Museum of American History (em inglês). Aquela compra histórica foi o ponto de partida para quase 30 anos de pesquisa e desenvolvimento. O primeiro sistema para codificação automática de produtos foi patenteado por Bernard Silver e Norman Woodland, ambos estudantes graduados pelo Drexel Institute of Technology (Instituto de Tecnologia Drexel), agora Drexel University (Universidade Drexel). Eles usaram um padrão de tinta que brilhava debaixo de luz ultravioleta. Esse sistema era caro demais e a tinta não era muito estável. O sistema usado hoje foi descoberto pela IBM, em 1973, e usa leitores criados pela NCR.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta maiores detalhes desta invenção:

sábado, 3 de outubro de 2009

Jogos Olímpicos - Rio de Janeiro, Cidade-Sede de 2016 - 03/10/2009


Os Jogos Olímpicos (também conhecidos como Olimpíadas) são uma série de eventos desportivos que ocorre a cada quatro anos, após o período da olimpíada, e que reúne atletas de quase todos os países do mundo, para competirem em várias categorias de desporto como, por exemplo, o Atletismo, Natação ou a Ginástica. Aos três primeiros classificados de cada prova, são atribuídas medalhas de ouro (primeiro classificado), prata (segundo classificado) e bronze (terceiro classificado). O período decorrido entre duas edições dos Jogos Olímpicos chama-se Olimpíada.
Tradicionalmente costuma-se afirmar que os primeiros Jogos foram realizados na Grécia Antiga no ano 776 a.C., como uma importante celebração e tributo aos deuses. Tendo sido proibidos pelo imperador cristão Teodósio I em 393 da era actual, por serem uma manifestação do paganismo.
Porém, em 1896, um aristocrata francês, Barão de Coubertin, recuperou os Jogos tentando reavivar o espírito das primeiras Olimpíadas, que passaram a ser realizadas de quatro em quatro anos desde então (como a tradição grega), tendo sido interrompidos apenas durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.
Inicialmente, os Jogos eram disputados apenas por atletas amadores. Entretanto, no fim do século XX, a competição foi aberta a atletas profissionais.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta detalhes sobre este evento:

Dia de Ação de Graças Coreano - 03/10/2009


O Chuseok, dia de lua cheia no Outono que cai no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar, é provavelmente o dia festivo mais esperado para os coreanos modernos. As filas intermináveis de carros enchem as pistas e quase todas as instituições e lojas fecham suas portas por três dias. As famílias reúnem-se, prestam homenagens aos seus ancestrais e visitam os túmulos dos antepassados. As pessoas que moram nos centros urbanos regressam às suas cidades natais para celebrar o Chuseok. Os bilhetes de avião ou comboio ficam reservados com meses de antecedência por aqueles que retornam para as suas cidades de origem.
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta este e outros feriados coreanos:

Dia de Ação de Graças Koreano

Doodle 4 Google Da Alemanha - 03/10/2009


O Doodle 4 Google é uma competição, onde a empresa convida estudantes do K-12 (significa Kindergarten-12th grade, ou seja, do jardim de infância até a última série do ensino médio) para reiventar o logo do Google. Alguns resultados são ótimos. O Doodle 4 Google acima é o campeão da competição alemã deste ano.
No link abaixo você será direcionado a uma página que apresenta muitas coriosidades sobre esta empresa:

Mid-Autumn Festival b - 03/10/2009


(A descrição deste logo é apresentada abaixo em 'Mid-Autumn Festival a').

Mid-Autumn Festival a - 03/10/2009


Na China, se comemora o Mid-Autumn Festival que, numa tradução literal, seria algo como "Festa do Meio do Outono". Também conhecido como Full Moon Festival ("Festa da Lua Cheia"), esta comemoração cai no décimo quinto dia do oitavo mês do calendário lunar. Neste período, a órbita na lua está em seu ângulo mais baixo no horizonte, fazendo-a parecer mais brilhante e maior do que em qualquer outra época do ano. De acordo com o calendário lunar, é também exatamente a metade do outono (que começa no sétimo mês e termina no nono).
No link abaixo você será direcionado a uma página que apresenta este festival com detalhes:

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Aniversário de Mahatma Gandhi - 02/10/2009


Mohandas Karamchand Gandhi (Devanagari मोहनदास करमचन्‍द गान्‍धी), mais conhecido popularmente por Mahatma Gandhi ("Mahatma", do sânscrito "A Grande Alma") (Porbandar, 2 de Outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de Janeiro de 1948) foi um dos idealizadores e fundadores do moderno estado indiano e um influente defensor do Satyagraha (princípio da não-agressão, forma não-violenta de protesto) como um meio de revolução.
O princípio do satyagraha, frequentemente traduzido como "o caminho da verdade" ou "a busca da verdade", também inspirou gerações de ativistas democráticos e anti-racismo, incluindo Martin Luther King e Nelson Mandela. Frequentemente Gandhi afirmava a simplicidade de seus valores, derivados da crença tradicional hindu: verdade (satya) e não-violência (ahimsa).
No link abaixo você será direcionado à página que apresenta sua biografia completa: